O Jogo da Malha

viernes 16 febrero 2018

    O Jogo da Malha, também conhecido como Chinquilho, é um jogo tradicional português, estendido por todo o território nacional e que exige do jogador não só esforço físico, como também muita destreza manual e pontaria.

                             

    A malha é um disco de metal, aço ou ferro fundido, com cerca de 10 cm de diâmetro e com um peso de 700 g, aproxidamente. O jogo consiste em atirá-la com a mão em direcção a um pino situado no terreno de jogo.

    Os pinos, de madeira ou plástico, podem ter forma cilíndrica ou cónica, têm a ponta arredondada, com um comprimento de 18 cm e diâmetro de 0,3 cm. À volta de cada pino é desenhado um círculo com um diámetro aproximado de 80 cm.

      O objectivo do jogo é derrubar com malha um ou vários pinos colocados no terreno de jogo, ou deixá-la o mais próximo destes em cada lançamento.

     O jogo pratica-se num campo retangular, com uma largura de cerca de 2,5m e um comprimento variável, dependendo do número de pinos.

    No jogo da malha existe a modalidade individual, a de pares e a de quartetos.

  Ganha o jogador ou a equipa que tiver mais pontos. São atribuídos 4 pontos à equipa/jogador cuja malha derrube o pino colocado na cabeceira do campo oposta à de lançamento. A malha que estiver totalmente dentro de cada círculo e mais próxima do pino correspondente recebe 2 pontos.

   O número de lançamentos depende do número de malhas por jogador, normalmente são 24 malhas. Num jogo pode haver troca de cabeceiras de lançamento, isto é, depois de que todos os jogadores tenham realizado os seus arremessos desde uma das cabeceiras, começam novamente os lançamentos, mas desde a cabeceira oposta.

                             

   Pensa-se que o jogo da malha tem origen nos jogos que os soldados do exército romano praticavam com ferraduras de cavalos que já não se podiam utilizar.

    Existem jogos semelhantes ao da malha em França, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e Brasil.






www.facebook.com/huellasdemicha/
twitter.com/huellasdemicha
  






Enviar un comentario

nombre:
correo electrónico:
url:
Su comentario:

sintaxis html: deshabilitado